A SORTE BATE A SUA PORTA, MAS ELE FEZ POR MERECER

'PASSARINHO' VOANDO, FOI APANHADO PELA HURLEY

João Paulo Passarinho na praia dele, Praia do Porto, brincando de voar alto. Foto: Divulgação.

Recentemente, fui tomado de assalto por uma matéria em vários veículos de comunicação. Desde muito tempo, não via alguém de Imbituba se destacar tanto na impressa como João Paulo Alves, filho de uma das maiores lendas do surfe imbitubense: João Joaquim de Abreu Filho. 

Apenas pelo nome, não dá pra saber quem é. Só se for mais chegado dentro do surf. Passarinho, como é mais conhecido, depois de seus mais de 20 anos de surf na praia do Porto, principalmente, foi talhado num estilo totalmente próprio que marcou muita gente que o viu surfar. Lenda, porque é um dos maiores surfistas de alma da cidade.

Seu filho, João Paulo, acabou, por ironia do destino, se tornando a maior promessa do surf imbitubense, quando o Top 44 Adrian Buchan, o viu surfando em pleno WCT, no momento em que as baterias tinham se encerrado. Foi o primeiro a entrar n´água, e encheu os olhos do australiano. E da patrocinadora do 'gringo' também. 

A Hurley, uma das maiores empresas de surfwear do mundo, oficializou sua parceria com o filho do Passarinho. Parece até engraçado o que escrevi, mas para o pai de João Paulo, nem tanto. E já avisou: “Eu digo para ele: se for bom na escola, vai ser bom no surfe, porque vai tirar uma nota boa na prova e sobrar tempo para ir ao mar”, disse Passarinho.

E disse mais mostrando a maturidade de um pai surfista: “Com o WCT acontecendo aqui, melhorou tudo na cidade. Eles estão sempre vendo os melhores surfistas do mundo em ação na água, além dos campeonatos profissionais, brasileiros e catarinenses, que deixam eles em contato com o surfe de alto nível”.

A longo prazo a Hurley já avisou que vai investir em João Paulo. E para muitos outros que sonham com o que aconteceu com ele, fica o recado. Acreditem e se preparem o máximo que puderem. Não só surfando, mas crescendo como pessoas. Estudem e surfem. Sejam bom nos dois e não irão se arrepender. É o primeiro grande passo.

Comentários