MAVERICKS SURF CONTEST: O MAIOR CAMPEONATO DE ONDAS GRANDES NA REMADA

Vi uma entrevista em vídeo feita por Bruno Lemos - um dos maiores video makers do mundo - publicada no site waves.com, com big MOSNTER rider Carlos Burle, logo após chegar ao Havaii, direto da California, onde, segundo ele, haviam, descaradamente, mudado o patamar de surfe em ondas grandes no mundo, na famigerada Maverick´s, em Half Moon Bay, Califórinia. E na REMADA!! Nada de jet sky prá se colocar nas ondas, o famoso Town Win.

Carlos "Fora de Sí" Burle, "descontrolado" e botando prá baixo numa gigantesca besta, na remada.


Burle corretamente e de forma contrariada, reclamou muito - e não foi só ele - do julgamento do evento que deu o título ao sul-africano Chris Bertsh, e um cheque de US$ 50.000. Burle terminou o evento em quinto e a grande revelação brasileira do Big surf neste evento, foi Alex Martins, que entrou como alternate e chegou até a semi-final. Também não ficou pra trás e demonstrou controle total com a "Bestas"

Aguardei para comentar qualquer coisa, pois ainda não havia visto imagens sólidas do evento, a não ser vídeos em um site norte-americano com intervalos de ondas enormes e filmados apenas das pedras.

Agora sim, deu pra comprovar que foi o maior campeonato de ondas GIGANTES, na remada realizado até hoje.
Deu pra perceber, também, outra coisa: A dificuldade em, após o drop, se colocar na onda novamente. Uma coisa era ter coragem e preparo suficiente pra encarar. Segundo, era propriamente dropar. E terceiro, e muita gente se "arrebentou" fazendo isso, foi tentar cavar e se posicionar novamente na parede da onda, dada a força que as "macacas" produziam.
E Burle teve razão em reclamar. Foi o mais atirado. Algumas ondas surfadas, e isso era notável, estavam além da capacidade dos atletas. Mas, mesmo assim eles botavam pra baixo, e neste quesito, Burle foi o menos formal possível. Deu até pena de ver a vaca que ele tomou. Foi insana! Além de ter saído contundido, e ainda voltar e se jogar novamente. Na entrevista, nem ele mesmo estava entendendo, o que havia acontecido.

Se quiser, assista primeiro a entrevista com Carlos Burle - clicando aqui -, e depois o vídeo do campeonato - aqui.
A expressão "Casca Grossa", até caiu em desuso após este evento.

E não foi só n'água que a ação rolou. Nas pedras um grupo de expectadores assistia ao evento, em lugar impróprio, e de repente foi varrido por uma série perdida que todos achavam não iria acontecer. Teve criança sendo arrastada, um fotografo com o pé quebrado e muitos outros machucados. Imagens fortes e impressionantes.

Por Eduardo Rosa

Comentários