IMBITUBA: A CIDADE REDESCOBERTA

Praia da Vila, Imbituba. Foto Clássica.

Desde muito antes dos tempos de Henrique Lage, da família Catão, do porto e da Cerâmica, Imbituba transpira natureza, beleza, contrastes e grandes histórias. Fica difícil imaginar que num lugar tão pequeno, concentrem-se as pérolas que o Atlântico e o vento nordeste emolduraram de forma hábil e singela, por longos anos.

Precisou a BR 101 estar em plena duplicação, para que muitos descobrissem que lá estava escondido um tesouro em formato de riquezas naturais, que hoje atraem, não só turistas, bem como empresas e pessoas buscando a verdadeira qualidade de vida.

Ela ainda cresce a passos lentos, mas quem está lá não reclama disso em nada. Pelo contrario, e a bem da verdade, a única coisa que passa rápido e forte por lá, é o vento nordeste. Esse quando chega não respeita ninguém. Velho conhecido não só dos pescadores, como também de todos que teimam em enfrentá-lo nos dias mais “cabeludos”.

Não que a cidade não esteja se desenvolvendo. Com o advento da duplicação da BR 101, novos horizontes, eventos e investimentos estão chegando, deixando assim a cidade com uma cara, aos poucos, diferente. Mas não tão diferente pra esconder sua riqueza em forma de turismo.

Porto de Imbituba
Hoje, Imbituba é conhecida como a jóia do sul do estado de Santa Catarina. A cidade concentra um médio pólo turístico, que está em franco desenvolvimento, e um espaço ainda maior para o crescimento industrial e até portuário. Que se faça destaque os investimentos e a atenção que o Porto da cidade vem recebendo nos últimos anos, podendo chegar, em alguns anos, a se tornar um dos maiores portos do país em capacidade receptiva de navios de grande porte, inclusive transatlânticos.

Outros atrativos que fazem de Imbituba palco de grandes acontecimentos, é o que foi aprovado neste mês de julho em Brasília, tornando a cidade Capital Nacional da Baleia Franca. O Projeto Baleia Franca, que vem se desenvolvendo nos últimos anos, já se tornou principal mote turístico da região, fazendo o monitoramento do número de mamíferos que todos os anos vêm até a costa catarinense para procriar, e a fiscalização para que os mesmos continuem freqüentando nosso litoral sem serem importunados.

Bem próximo da Baleia Franca

Tecnologia aliada a preservação da natureza. Barcos preparados especificamente para aproximação e observação de baleias. É possivel até tocar nestes dóceis mamífetos.
Além disto, já é considerada por seus praticantes, a Capital Nacional do Surfe, por ter recebido o maior evento da modalidade em águas tupiniquins e sul-americanas. Os praticantes de outras regiões, e até os próprios competidores que disputam o evento, são unânimes em recitar a qualidade das ondas, das águas e do povo imbitubense.

No surfe, palco das maiores ondas do Brasil e do principal evento em solo latino americano.

Envolta por lagoas e o mar, a cidade mais parece uma ilha, para ser bem específico.
Para os apreciadores de frutos do mar, o melhor camarão, a melhor tainha, o melhor siri e algumas das melhores espécies marinhas estão lá.
O povo gentil e hospitaleiro, tradicionalmente agrada seus visitantes e os convida a voltarem, algumas vezes, até em definitivo.
  
Vista do Caminho do Rei, uma trilha antiquíssima que liga as praias do Rosa e do Luz.

A praia do Rosa é um atrativo que merece uma atenção a parte. No ano de 2003, ela entrou para o seleto grupo das 50 baías mais belas do mundo. Em 2007, tornou-se membro definitivo ao receber a reunião anual da entidade. Representantes de diversas partes do mundo foram unânimes e se sentiram a vontade para apreciar a cultura, a gastronomia e a qualidade de vida local. Ficaram impressionados com a preservação e a preocupação de seus moradores com a natureza e suas riquezas.
Imbituba é tudo isso e mais um pouco. Muitos descobriram isto há muito tempo, outros quantos recentemente, mas ela sempre esteve lá.

Por Eduardo Rosa

Comentários

Anônimo disse…
Muito bacana... tem pousada ou hotel por lá?KRR