ASFALTO EMBORRACHADO: PERIGO A VISTA EM DIAS DE CHUVA.

QUEM VOS ESCREVE FOI PREMIADO COM UM DESAGRADÁVEL "ENCONTRO" COM ESTE TIPO DE "PAVIMENTAÇÃO"
Gostaria de pedir as autoridades catarinenses e florianópolitanas, ou a quem interessar possa, que parem de remendar ou pavimentar as vias asfaltadas de todas as cidades do estado com esta nova técnica de pavimentação chamada de "asfalto emborrachado".
"Asfalto emborrachado". Ao contrário do que muitos dizem, um perigo em dias de chuva.
Estou ciente das vantagens promovidas, mas em contrapartida e contrário ao que alguns estudos vêm apontando de forma "comercial", em dias de chuvas não há segurança alguma, principalmente, para quem trafega de moto. A olhos vistos é possível notar que não há aderência nenhuma em caso de frenagem com a pista molhada.
Como bom piloto de moto há vários anos, sinto consideravelmente a diferença que este novo tipo de pavimentação vem causando. Imagino que vários acidentes com motos, que vêm acontecendo, tirando os casos de barbeiragem e imprudência que ocorrem constantemente, alguns acidentes poderiam ser evitados se este tipo de asfalto não fosse mais usado. Por ser mais barato para os cofres públicos foi-se disseminado nos últimos anos esta nova industria, facilitando assim, a pavimentação de muitas cidades.
Como forma correta de reciclagem estão utilizando pneus descartados do uso para moerem e fazer asfalto.
Há alguns anos venho sentindo esta diferença em dias de chuva. Tenho reduzido consideravelmente a velocidade para evitar maiores problemas. O que não foi possível nesta noite de quinta-feira. Mesmo com a baixa velocidade e a possível gravidade que poderia ter se tornado a queda que levei - sofri apenas alguns arranhões no pé e no joelho, e uma leve batida com o ombro e parte das costas no chão, salvo - ou não teria sido - ainda por um caminhão que me viu sendo arremessado contra o asfalto e parou para que eu pudesse me levantar e retirar a moto da estrada, segurando o trânsito que vinha logo atrás.
Já havia visto alguns acidentes como o que aconteceu comigo nesta noite mas, não imaginava que fosse acontecer comigo. Mas infelizmente aconteceu.
Fica aqui meu repúdio e minha indignação, para este novo tipo de utilização de recurso que acaba se tornando uma via sem volta para alguns tipos de acidentes. Para mim poderia ter sido pior, mas graças a Deus, foram até leves as conseqüências.
Por Eduardo Rosa

Comentários