A FUTURA NOVA SEDE DA ASI. O QUE AINDA NÃO FOI DITO


Sob pressão, entidade se apressa para não “perder” área no canto da praia da Vila que poderia ser “leiloada”.

A praia da Vila aguarda uma decisão sobre a construção da nova sede da ASI. 

Em algum apagar das luzes, tempos atrás, a Cia. Docas Imbituba cedeu para a Prefeitura, parte de um terreno no canto da praia da Vila, em Imbituba. Ali seria aberta a possibilidade de algum aproveitamento para um fim comercial ou não.

Antecipando-se a isso, a ASI – Associação de Surf de Imbituba – recebeu por doação da Prefeitura o imóvel citado, onde um antigo sonho de alguns integrantes da entidade pode agora virar realidade. A construção de uma sede própria e um quiosque que poderia atender aos frequentadores do canto da praia da Vila durante a temporada de verão, e assim render algum dividendo financeiro para a ASI.
Área que poderá ser utilizada para a nova sede da ASI no canto da praia da Vila. 
Além da sede, um centro de treinamento de atletas, um depósito e uma área de informações turísticas estaria incluso neste projeto. A ideia, segundo Katz Fernandes, presidente da ASI, “é reunir toda a estrutura em um só local, tornando a entidade muito mais funcional.”

Apesar de ser um sonho antigo de alguns, para outros seria o começo do fim. A viabilização deste projeto, poderia abrir a possibilidade, num futuro próximo, da construção de outras pequenas edificações, como outros quiosques, por exemplo, deixando assim, o saneamento básico da área comprometido. Como se sabe, quase toda aquela área foi aterrada por pedras pelo Porto de Imbituba há muitos anos atrás, e o esgotamento de dejetos poderia ser um sério problema.

Além disso, apontam também a alteração paisagística que o ambiente do local sofreria, e que já aconteceu em tempos passados, quando da instalação e ampliação do porto. Para eles também, a ASI deveria ter se preocupado em ajudar a preservar a área, e não ter aceitado qualquer tipo de expropriação ou arrendamento da área para qualquer fim, senão, para mantê-la ainda preservada como está. 

Para alguns praticantes de outras praias, é visível a ingerência de outras picos propícios para o surfe, e que também precisam ter a atenção da entidade. Para eles, a ASI hoje, apenas tem se preocupado em realizar eventos e esquecido de uma de suas metas, elencados por seus associados como um dos pontos principais de qualquer gestão: a preservação de um bem essencial para a manutenção desse esporte que é praticado e vivido junto a natureza.

Parece propícia a abertura desta discussão por parte de todos, por já haverem exemplos mal sucedidos em outras cidades, assim como em outros estados, que sofrem com a falta de estrutura turística e ecológica que hoje em dia prejudicam inclusive o turismo. Quando o primeiro passo for dado, talvez seja tarde demais para controlar qualquer situação.
Um dos maiores palcos de surf, a praia da Vila, poderá receber uma sede da ASI.

E com o sucesso que a cidade fez nos últimos anos, com eventos nacionais e internacionais de surf, as praias de Imbituba podem ter se tornado uma “galinha de ovos de ouro” para muitos aproveitadores que irão pensar apenas no lucro rápido e fácil. Nada contra o desenvolvimento turístico de Imbituba, que deverá mesmo continuar ocorrendo nos próximos anos. Mas para que a cidade continue sendo um exemplo de desenvolvimento ordenado para outros municípios, certas decisões precisam ser muito bem discutidas para não caírem no descaso, muitas vezes com interesses duvidosos.

E ainda, com as atuais eleições municipais a caminho, muitas dúvidas devem ser muito bem esclarecidas para quem vive o dia a dia e o surf nesta cidade, que é uma das mais importantes no cenário nacional e internacional do surf.


Por Eduardo Rosa



Comentários

Zanata Freitas disse…
Primeiro que a paisagem da praia da Vila ja esta alterada faz muito tempo. SEgundo que muitos do que falam da ASI nunca se mexeram por nada, nunca participaram de movimento nenhum para defender essa área. Facil falar da ASI, dizendo que ela nada faz pelo meio ambiente, que só se preocupa por eventos de surf. Muitos que falam participavam de uma tal associação de meio ambiente, trilah do farol, mas nada fizeram, apenas se associaram ao porto com intuito de aparecer ou quem sabe participar dos dividendos. Querem falar, associem-se, participem, vão as reuniões que acontecem as segundas-feiras. Candidata-se a presidente, membro da ASI ou da Associação de Pescadores, dos Moradores da Rua de Baixo, da tal associação da trilha do farol. Facil ficar no canto de praia apenas falando, vendo os problemas sem nada fazer. A poluição ja esta la com o coque e poucos tiveram coragem de fazer algo. Se quer mudanças, comece por vc. A ASI sempre esta aberta para todos, pra ideáis.
Outro fato: Se a ASI que a anos faz eventos, cuida como pode desse espaço não tomar conta, vai aparecer alguem com poder (dinehriro) que vai fazer. Justo a ASI ocupar aquele espaço, cobrar ate um pedagio para poder realizar melhorias, oferecer beneficio aos associados, seguranla ao local, visto os inumeros roubos que ja a contecem. Saneamento com as tecnologias existentes se consegue.
Abraço.
Zanata
Anônimo disse…
Parabéns Eduardo ! O fato de testemunhares dia-a-dia o "progresso" (?) de Florianópolis, certamente explica tua visão privilegiada à respeito de errados caminhos que Imbituba possa, eventualmente, seguir...
Att.
Fábio Junqueira Karkow
Surfemais disse…
Hoje a ASI tem uma diretoria. E amanhã quem estará lá? A reclamação é quase geral. De vários cantos da Zimba, que não a praia da Vila, há uma reclamação geral que a atenção dela está ha tempos voltada apenas para esta praia. Pensei que era Associação do Surf IMBITUBENSE. Acredito que isso possa gerar insatisfação de outros locais de IMBITUBA. Como querem associados fora do Centro se quase não se preocupam com os outros cantos da cidade. Não concordo com esta história toda que irá beneficiar apenas alguns, que pode não ser quem está na ASI hoje, como já disse aconteceu em outros lugares. Isso pode gerar massa de manobra pra futuros fins politiqueiros, e isso, eu e mais um pilha de gente não concorda. Não fui tão longe quando escrevi esta postagem, mas discordo de a ASI se envolver com tanto dinheiro que o canto da praia vai gerar todos os verões. Tem gente boa trabalhando mas também podem aparecer aproveitadores por isso.
Anônimo disse…
Áproveitando a presença da ASI neste Fórum...E a Praia do Porto ?? Qual a posição da ASI em relação ao ESGOTO do CENTRO da cidade que ALI DESEMBOCA, e que certamente irá AUMENTAR em VOLUME e SUJEIRA com a "verticalização" do centro da cidade (que está acelerada!!) ??
Quanto à qualidade das ONDAS alí existentes, acho que é desnecessário debater (?)
Att.
Fábio Junqueira Karkow
Anônimo disse…
Devagar estão tomando conta do pedaço!
Acabou-se a união pela preservação. Melhor deixar como está!
A ASI já teve tempo suficiente para fazer algo pelo canto da praia da Vila, falta-lhes coragem e disposição.
Anônimo disse…
A ASI creio que é a associação do Centro de Imbituba, onde se localiza a Praia da Vila, as outras praias da região tem suas próprias associações, como a ASLI da praia do Luz e Ibiraquera e a ASPR da praia do Rosa. A ASI Organiza bons eventos, funciona. Mas não representa o município, representa Imbituba Centro, praia da Vila. O pessoal da praia do Porto faz seus próprios eventos, estão carentes, sempre estiveram, com esgotos para o mar. Espero que a Praia da Vila não sofra como tantas praias que tiveram suas ondas deformadas pelas construções.

Att.
Carlos Magro
imbitubawaves disse…
Galera, como ex-integrante do STAFF técnico da ASI e graças a Deus de não gostar nem um pouco de política, me afastei dos bastidores do Surf exatamente por todos estes e outros problemas que aqui não foram citados.
Fui durante alguns anos membro do Staff da ASI pela qual tinha muito orgulho em trabalhar, mas devido a fatores particulares tive que sair da Zimba pra trabalhar em Santos, a primeira cidade onde se tem relatos do surf no Brasil.
Pois bem quando cheguei aqui e disse que era de Imbituba e trabalhava na ASI, fui muito bem recebido e obtive meu lugarzinho ao sol trabalhando em campeonatos municipais, estaduais e brasileiro pela Federação Paulista de Surf. Mas com o passar dos anos todo aquele encanto do surf foi se desgastando ao me deparar cada vez mais com os meios fora do surf que estavam sendo envolvidos, pessoas , marcas e etc... Fizeram do quebra-mar aqui em Santos um verdadeiro parque californiano, com arquibancada de frente para o pico, um grande pista de skate, e um imenso playground pra molecada se divertir... além é claro do palanque fixo.
E o que aconteceu????
Apareceram os "espertos" que sabem exatamente como explorar e ganhar dinheiro nas costas de que realmente fazia algo pelo surf e principalmente pelo meio ambiente. Tudo de forma desordenada, sem freios...
A praia da vila não precisa disto, tem sim que continuar mantendo suas caracteristicas e preservar sempre este belo visual.
Se varios oportunista que certamente irão aparecer ai tomarem conta do que é realmente nosso, num futuro bem próximo irá acontecer o que aqui já é realidade... MUITA , MAS MUITA POLUIÇÃO...

CUIDEM DA PRAIA DA VILA , FIQUEM DE OLHOS BEM ABERTOS...
ALOHA