MORMAII PRO JÚNIOR 2012 TERMINA COM GRANDES ONDAS E MUITO FRIO



O PAULISTA GEOVANE FERREIRA E A PARANAENSE JÉSSICA BIANCA VENCEM 1ª ETAPA SUB-20, NA PRAIA DA VILA, EM IMBITUBA.
IAN TAVARES FOI O MELHOR LOCAL NA COMPETIÇÃO 


Geovane Ferreira, Campeão do Mormaii Pro Júnior 2012. Foto: James Thiest/Mormaii/FECASURF

Os melhores surfistas da categoria júnior - até 20 anos – da América do Sul se reuniram na Praia da Vila, em Imbituba (SC) para disputar a primeira etapa da seletiva sul-americana, o Mormaii Pro Júnior 2012. Uma etapa de extremos em termos de ondas e condições do tempo, adversidades propícias na preparação de atletas deste nível.

Na sexta-feira (13), ondas de 1 metro em média, perfeitas e pouco vento, fizeram a cabeça dos atletas, alguns surfando pela primeira vez na praia da Vila. No sábado, o mar baixou fazendo a organização abrir o dia com a categoria feminina. Mas a previsão para domino era bastante otimista, elevando em muito o nível da competição.


Ítalo Ferreira, vice campeão do Mormaii Pro Júnior 2012. Foto: James Thiest/Mormaii/FECASURF 

O que atrapalhou um pouco a desempenho dos atletas foi o forte vento sul que soprou impiedosamente durante todo o último dia do evento, deixando as ondas mexidas e o mar com muita corrente, além do frio intenso. Massas de águas entre 2 a 3 metros se derramavam longe da praia fazendo os atletas aguardarem para pegar as ondas mais próximas do inside. Os Jet Skys da equipe Salva Surf entraram em ação neste dia colocando os atletas em segurança no ponto próximo ao outside. Em alguns momentos vários atletas eram arrastados pelas séries.

A partir da quartas de final apenas brasileiros figuravam entre as baterias, nas categorias masculinas e femininas sub-20. A partir daí os destaques começaram a aparecer.



Ian Tavares, melhor atleta local. Foto: James Thiest/Mormaii/FECASURF 

Dos atletas locais, o destaque em 2011, João Paulo “Passarinho”, deu adeus ao evento ainda no round dos 32, depois de uma escolha de posicionamento infeliz, que abriu caminho para o capixaba Lysandro Barbalho avançar para a próxima fase. O outro destaque local foi Ian Tavares que chegou até as oitavas de final, terminando com um ótimo 9º lugar geral no evento.

As semifinais femininas deixaram na terceira colocação as paulistas Carol Fernandes e Juliana Meneguel. A final foi vencida paranaense Jéssica Bianca deixando a paulista Kaena Brandi em segundo por uma pontuação apertada de 7,57 a 7,03 pontos, respectivamente.



Paranaense Jéssica Bianca, levou a primeira etapa em Imbituba. Foto: Eduardo Rosa

Os capixabas Lysandro Barbalho e Rafael Teixeira foram barrados nas semifinais homem a homem masculina pelo paulista Geovane Ferreira e o potiguar Ítalo Ferreira. A final foi disputada até o último minuto e vencida por Geovane por 13,50 a 11,00 pontos, fazendo Ítalo buscar uma nota 7,83 pontos, que poderia ter vindo em sua última onda, caso tivesse entrado nela antes do toque final de bateria, numa esquerda longa e bem manobrada.

Nesta primeira etapa foram distribuídos 10.000 dólares de premiação na categoria Masculina além de 500 pontos no ranking sul-americano Sub-20, e 2.000 dólares com 250 pontos no ranking para a categoria Feminina.

Grandes e longas esquerdas durante o Mormaii Pro Júnior 2012. Foto: Eduardo Rosa

A próxima etapa das seletivas sul-americanas é o Hurley Pro Junior 2012 durante os dias 19, 20 e 21 de agosto na Prainha em São Francisco do Sul (SC), no litoral norte catarinense.

O Mormaii Pro Junior 2012 contou com o patrocínio da Mormaii, da Prefeitura Municipal de Imbituba, Votorantin com apoio da ASI – Associação de Surf de Imbituba, FECASURF – Federação Catarinense de Surf e ASP South America.

RANKING ASP SOUTH AMERICA – MASCULINO 2012

01: Geovane Ferreira (BRA-SP) – 500 pontos
02: Ítalo Ferreira (BRA-RN) – 375
03: Lysandro Barbalho (BRA-ES) – 281
03: Rafael Teixeira (BRA-ES) – 281
05: Deivid Silva (BRA-SP) – 211
05: Matheus Navarro (BRA-SC) – 211
05: Krystian Kimerson (BRA-ES) – 211
05: Wesley Santos (BRA-SP) – 211

RANKING ASP SOUTH AMERICA – FEMININO 2012

01: Jéssica Bianca (BRA-PR) – 250 pontos
02: Kaena Brandi (BRA-SP) – 188
03: Carol Fernandes (BRA-RJ) – 141
03: Juliana Meneguel (BRA-SP) – 141
05: Barbara Segatto (BRA-ES) – 105


Finalistas categoria Feminino. Da esq. para dir.: Jéssica Bianca, Kaena Brandi, Carol Fernandes e Juliana Meneguel.Foto: James Thiest/Mormaii/FECASURF




O frio e vento em Imbituba deram a tônica deste evento. Foto: Eduardo Rosa


Ótima estrutura do Mormaii Pro Júnior 2012. Foto: James Thiest/Mormaii/FECASURF 

Geovane Ferreira, Praia da Vila, Imbituba. Foto: James Thiest/Mormaii/FECASURF 

 
Finalistas do Mormaii Pro Júnior 2012. Da esq. para dir.: Geovane Ferreira, Ítalo Ferreira, Lysandro Barbalho e Rafael Teixeira. Foto: James Thiest/Mormaii/FECASURF

Ídolo local Fábio Carvalho colaborando na transmissão ao vivo pela internet junto com Jordão Bailo Júnior. Foto: Eduardo Rosa. 

Ian Tavares. Foto: James Thiest/Mormaii/FECASURF

Na sexta-feira ótimas e perfeitas ondas no primeiro dia do Mormaii Pro Júnior 2012. Foto: James Thiest/Mormaii/FECASURF 

Por Eduardo Rosa

Comentários