FORTE ONDULAÇÃO PÓS VIRADA DE ANO AGITA IMBITUBA

EM PLENO VERÃO, ONDAS DE 2 A 3 METROS NA PRAIA DA VILA, IMBITUBA, FAZEM SURFISTAS COLOCAREM AS GUNZEIRAS NA ÁGUA. 

Fotos: Walter Tate Tavares.

Peterson Martins, o "Pedreira", um dos mais atirados pegando uma das melhores da sessão. 

O pleno e rigoroso verão, que vinha assolando as praias de Santa Catarina  com muito calor nesta virada de ano, deu lugar a uma temperatura mais amena nestes últimos dias. Junto com esta diminuição da temperatura uma forte área de instabilidade se formou pelo litoral sul do Brasil.

Um tempestade em alto mar, junto com fortes ventos do quadrante sul, fez formar um grande swell que atingiu a costa catarinense nesta semana que já está terminando. Dia 03 de janeiro, teve-se o ápice da ondulação alcançando as praias, com o mar desajeitado durante o dia, mas acertando no final de tarde.

Passarinho, pai de João Paulo de Abreu, mostrando todo seu estilo numa grande onda.

Imbituba foi o playground da galera de plantão, que esperou ansiosa desde a virada do ano por estas ondas. Além da praia da Vila, várias outras praias quebraram boas e pesadas ondas, mas, possivelmente, não com a perfeição apresentada em Imbituba.

Com o alerta de ressaca emitido pelos órgãos de previsões do tempo, as pranchinhas sumiram das praias, nestes dois dias de ondas - 3 e 4 de janeiro -, e gunzeiras foram tiradas do armário para segurar a força e o tamanho deste swell de sul.

Rafael "Finha" Possenti sempre vinha lá de trás numa bomba. 

Quem também esteve de plantão foi Walter "Tate" Tavares, exímio big rider da praia da Vila, que está em fase final de recuperação de um problema de muscular, e que registrou alguns momentos destes dois dias de grandes ondas em Imbituba. Fissurado, disse que "...agora só falta colocar a remada em dia."

A praia da Vila bombou forte, e no line up, pode-se notar que está havendo uma renovação de atirados, com novos big riders surgindo, dividindo o pico com velhos locais conhecidos. 

As ondas entravam em picos prefeitos. 

Destaque para Peterson Martins, Luciano Coelho, Rafael Possenti, Passarinho - pai de João Paulo de Abreu - Rafael "Dalmata" Bittencourt, Ian e Nilton Tavares - filho e sobrinho de Walter Tate -, entre outros locais e haoles que se jogaram neste dois dias de grandes ondas na praia da Vila, em Imbituba. 


Dr. Nelson, Gil de Bonna, com Peterson Martins mais em cima puxando o bico. A velha e a nem tão nova guarda da Zimba.

Praia da Vila, Imbituba, SC.
Da esq. para dir.: Velho conhecido das grandes ondas de Imbituba, Dr. Nelson, como sempre "dividindo" a onda com Peterson Martins.

Chicão do Rosa, mostrando o "prêmio" de um dia com altas ondas em Imbituba.

Rafael Possenti, passando por dentro na Vila.

Farol do Costão da Praia da Vila.

Rafael "Dalmata" Bittencourt, numa das maiores, agora pra esquerda.

Line up da praia da Vila, em Imbituba.

Nilton Tavares, colocando a prova a hereditariedade do surf em ondas grandes da família Tavares,

Azaração na praia da Vila.

Praia da Vila, Imbituba.

Rafael Possenti,, Praia da Vila, Imbituba.

Canto da Praia da Vila, Imbituba. 
Luciano "Lulu" Coelho, mostrando porque sempre é um dos melhores quando a Vila está de gala.

Comentários

Walter Tavares disse…
Parabéns Eduardo...a matéria ficou irada e mostra todo o feeling que tu tambem tem do surf da Vila...um forte abraço e que 2013 seja assim sempre..de ALTAS ONDAS. ALOHA.!!