'SUBIDA PELO FIM' - IMBITUBA MOBILIZA-SE CONTRA O CAOS AMBIENTAL

PARAÍSO DE SURFISTAS E AMANTES DA NATUREZA, IMBITUBA SOFRE COM O DESCASO AMBIENTAL E POLÍTICO



Atentos a tudo que vem acontecendo no últimos anos, num dos locais considerados dos mais bem preservados do sul do Brasil, no próximo dia 1º de dezembro, acontece a 'Subida Pelo Fim', as gigantescas dunas da Ribanceira/Ibiraquera, em Imbituba. 

Centenas de pessoas, que já confirmaram presença, pretendem mostrar sua indignação e contrariedade a retirada de areia das dunas, que há décadas vem destruindo um dos principais cartões postais da cidade. 

A noite, iluminada pela lua cheia, as dunas da Ribanceira, em Imbituba, se destacam, com sua imensidão branca, em meio as casas. Foto: Eduardo Rosa

Baseado na primeira edição do Movimento 'SOS Dunas da Ribanceira', intitulado 'Abraço Simbólico', que ocorreu no dia 06 de outubro, esta nova manifestação promete simbolizar todo o descaso político e ambiental que a cidade se envolveu nos últimos anos.

Representantes de outros movimentos sociais e ambientais de Imbituba, também pretendem participar, levando também, seu descontentamento as autoridades municipais e estaduais, que segundo os coordenadores do SOS Dunas da Ribanceira, vem se mantendo alheias a toda destruição causada, não só as Dunas da Ribanceira.

Durante o dia, se tem uma ideia da altura e da área que as dunas da 'Riba' ocupam. Foto: Eduardo Rosa.

Um dos movimentos ambientais, que deve se integrar ao SOS Dunas da Ribanceira, será o 'Fora Coque, Imbituba pede Socorro', que tenta combater a excessiva emissão de poeira causada por um depósito deste tipo de material, localizado dentro do Porto de Imbituba.

Nos últimos anos, esta emissão de poeira, que com o forte vento nordeste nessa época - de setembro a novembro -, vem causando sujeira, tanto na praia da Vila, quanto aos moradores em suas residencias no centro da cidade, além de problemas de saúde e respiratórios, em uma parcela considerável da população. 

Como alguns outros que confirmaram presença, o Movimento 'Fora Coque' também pretende participar da 'Subida pelo Fim'. Foto: Divulgação.
A concentração terá início as 08:00 horas da manhã de domingo - dia 1º de dezembro -, em frente a praia da Ribanceira, onde será dado o início a uma grande carreata, passando pelos principais bairros da cidade, e retornando a mesma praia, onde acontecerá a 'Subida pelo Fim', e um novo 'Abraço Simbólico' as Dunas da Ribanceira.

A ideia do SOS Dunas da Ribanceira é que toda a cidade tome conhecimento da degradação ambiental que Imbituba vem passando neste momento, e que se nada for feito, em poucos anos, um dos últimos paraísos catarinenses - ambiental, turístico e de surf - ainda vivo, possa se tornar uma causa perdida. 


SUBIDA PELO FIM NO FACEBOOK: 

Para saber mais sobre o Movimento SOS Dunas da Ribanceira, clique aqui.

Para ver o vídeo sobre extração de areia das dunas da Ribanceira. clique aqui.

Para ver os depoimentos e as denúncias dos moradores, clique aqui e aqui.

Para assinar do Abaixo Assinado pela preservação das dunas da Ribanceira, clique aqui.

Para saber sobre descobertas arqueológicas nas dunas da Ribanceira, clique aqui.

Por Eduardo Rosa

Comentários