UM NOVO ABRAÇO SIMBÓLICO PARA ALERTAR AUTORIDADES

2º ‘ABRAÇO SIMBÓLICO’ AS DUNAS DA RIBANCEIRA 2014

Neste próximo domingo – 21/09 -, a partir da 09h00min da manhã, centenas de pessoas devem se reunir em frente a bela praia da Ribanceira, na cidade de Imbituba, em SC, para novamente alertar autoridades, e protestar contra um dos maiores descasos ambientais do estado, que ocorre há mais de 20 anos em Imbituba, ao sul de Santa Catarina.



Em sua segunda edição, o ‘ABRAÇO SIMBÓLICO’, assim como ano passado, deve reunir novamente um expressivo número de pessoas, que são contra a retirada de areia das Dunas da Ribanceira, um dos maiores patrimônios da região, e que vem sendo, aos poucos dizimado por uma mineradora. Em uma área estimada em pouco mais de 200 hectáres, boa parte das maiores dunas, que chegavam a ter mais de 60 metros de altura, já se foram. Ainda assim, uma imensa área branca de dunas, recobrem o local, entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, em Imbituba.

'Abraço Simbólico' as dunas da Ribanceira em 2013. Foto Eduardo Rosa/SOS Dunas da Ribanceira.
O trabalho de retirada de areia já havia sido embargado no final de 2012, mas a mineradora recorreu e conseguiu, meses depois, uma liminar para continuar seus trabalhos. No mês de agosto deste ano, a autarquia do Governo Federal, ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – e APA da Baleia Franca, mais uma vez interrompeu novamente o trabalho da mineradora em questão, alegando estarem trabalhando fora da área pré-derminada pela ‘liminar’ e órgãos de licenciamentos. Mais uma vez, através de uma manobra jurídica inesperada, a empresa que vem retirando areia das dunas da Ribanceira, conseguiu voltar suas atividades poucas semanas depois.
Segundo o ICMBIO, o principal órgão de fiscalização do estado, a FATMA, e que junto com a mineradora também é réu na Ação Civil Pública criada pelo Ministério Público há alguns anos, mesmo sendo um dos principais interessados na fiscalização dos trabalhos da mineradora, em nenhum momento se manifestou sobre o novo embargo até hoje. E segundo informações, nem mesmo buscou interar-se dos fatos recentes.
 
Digiácomo Dias - a direita -, tetracampeão mundial de Sandboard, prestigiou o 1º 'Abraço Simbólico' em 2013. Foto Eduardo Rosa SOS Dunas da Ribanceira

O 2º ‘Abraço Simbólico’ as Dunas da Ribanceira 2014, acontece mais uma vez para chamar a atenção da população imbitubense, e de todo o estado, para o enorme descaso em que todo este processo se encontra, além do gigantesco ‘buraco’ entre as dunas, e ‘repreender’ os órgãos de fiscalização e a justiça, do grande problema ambiental que envolvem as dunas da Ribanceira e seus arredores.
É sempre bom lembrar, que além da beleza e da grande biodiversidade do local, as dunas da Ribanceira fazem parte da APA da Baleia Franca, que corta parte do litoral catarinense, numa área que deveria estar protegida e preservada, salientando que alguns órgãos, como a FATMA, parece, além de não estar totalmente a par do que acontece nas dunas em Imbituba, não torna de interesse público, a forma como são liberadas as licenças para funcionamento da mineradora.


Para tanto, o SOS DUNAS DA RIBANCEIRA, ‘Pela Preservação deste Patrimônio Social, Cultural, Ambiental e Turístico’,  conclama a todos que não concordam com todos estes descasos – que não se resumem apenas as dunas da Ribanceira –, a comparecerem neste próximo domingo, dia 21 de setembro, para subirem as dunas, e realizarem um novo ‘Abraço Simbólico’, pedindo mais atenção das autoridades responsáveis para todo este enorme descaso, que parece não ter fim. O SOS Dunas também estará neste evento, chamando a atenção do Tribunal de Justiça em Porto Alegre, onde a Ação Civil Pública sobre a retirada de areia, estará sendo julgada em segunda instancia nos próximos meses.
Eduardo Rosa
SOS Dunas da Ribanceira.

Comentários