SOS DUNAS DA RIBANCEIRA SE REUNE COM PREFEITO DE IMBITUBA

ENCAMINHAMENTO PARA O FUTURO DAS DUNAS ACONTECENDO

Prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso, e secretários, recebem integrantes do Movimento SOS Dunas. Foto: Claudio Lima.

Na última quarta feira (08), após pouco mais de um ano, o movimento SOS Dunas da Ribanceira voltou a se reunir com a Prefeitura de Imbituba. O Prefeito Jaison Cardoso, os secretários Eduardo dos Passos (SEDURB), Paulo Séfton (SETEC), receberam integrantes do movimento para ampliar a discussão sobre o futuro das dunas que estão localizadas entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera. 

Foi apresentada pelo movimento ao Prefeito Jaison, uma proposta de participação estadual na criação do futuro - mas ainda não definido – ‘Parque das Dunas da Ribanceira’, tema recorrente para fundamentar e proteger de forma definitiva um dos maiores patrimônios de Imbituba.

Segundo Eduardo Rosa, do SOS Dunas, “a participação da Prefeitura foi decisiva para o fim da destruição deste patrimônio cultural e ambiental da cidade, através do embargo realizado pelo SEDURB, além do que é autora do projeto para tombamento da área, para transformar em Patrimônio Natural Cultural, montado e apresentado pelo Conselho de Cultura, e acolhido pela Secretaria de Cultura, que está dando continuidade ao processo”.

A ideia principal, segundo o SOS Dunas, “é não onerar de forma excessiva os cofres municipais com as tomadas de decisões futuras” que o tema pode vir a receber nos próximos anos e, além disso, “resguardar as decisões ao poder público municipal através das pesquisas e incentivos que serão necessários para definir o tipo de Unidade de Conservação que será aprovado para a unidade”, e com total acompanhamento do movimento.

Nesta semana outra reunião acontece, e uma comissão deve ser formada para dar continuidade aos encaminhamentos e os estudos necessários. Devem participar também através de convites o IFSC de Garopaba, o ICMBIO, membros da SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável -, do SEDURB - Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Saneamento e Habitação - e SETEC - Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura.

Segundo o SOS Dunas “As dunas da Ribanceira completam neste mês de julho, dez meses de preservação”, depois que a Mineradora Ravlen teve suas atividades suspensas por não apresentar os licenciamentos municipais necessários para continuar suas atividades. “Estamos próximos de concretizarmos uma vontade e um sonho antigo de muitos imbitubenses que realmente se preocupam com esta cidade”, destacou Eduardo Rosa do SOS Dunas.

Comentários