SIDÃO DA OP FALECE EM SÃO PAULO E IMBITUBA SE COMPADECE

IDEALIZADOR DO SURF NO BRASIL, SIDÃO FEZ SEU MAIS LENDÁRIO EVENTO, O OP PRO, ATERRIZAR EM IMBITUBA EM 94.

Último dia do OP PRO Imbituba 94, Sidão, Fabio Carvalho - recebendo seu prêmio pela vitória na Expression Session - e Klaus Kaiser. Foto: Eduardo Rosa

Faleceu nesta segunda-feira, aos 61 anos, Sidney Tenucci, proprietário de uma das marcas de surf mais lendárias no Brasil, a OP (Ocean Pacific), criada em 1978, além de empresário, escritor, viajante, Sidão lutava contra um câncer de próstata desde 1999, e nos últimos meses teve seu quadro agravado, causando comoção no meio do surf nacional.

Logo após assinar o 'Termo de Compromisso' com a Prefeitura de Imbituba, Sidão fez questão de dar uma volta pelo centro de Imbituba. Encontrou o - na época - vendedor da loja de surf Anjo do Mar, Sérgio David, ou Capitão David. Foto: Eduardo Rosa.

Como todo empresário bem sucedido, e no seu estilo zen, Sidão viajou por mais de 50 países, não bebia, não fumava e não usava drogas, para se dedicar integralmente ao surfe. Durante vários anos a OP patrocinou uma série de eventos e atletas de surf pelo Brasil. Destaque para o OP Pro, que nasceu na praia da Joaquina, em Florianópolis, em 1985, para mais tarde coroar a recém-criada ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), em 1987. 

Cartaz do Evento realizado em Imbituba nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 1994, Foto: Eduardo Rosa.

Em 1994, o principal e mais tradicional evento do surfe profissional brasileiro passou pela praia da Vila, em Imbituba (SC), e também deixou sua maior marca, evento este, vencido pelo paulista Tadeu Pereira. Um campeonato que reuniu todas as condições de mar que eram possíveis. Desde ondas de meio metro a 3 metros perfeitas e potentes entre as duas ilhas que enfeitam a praia da Vila.

Da esquerda para a direita, Eduardo Rosa, Sidão, Edson Ledo Ronchi - já falecido - e Davi Husadel, quando o OP PRO Imbituba 94 foi oficializado . Foto: Eduardo Rosa.

Fica a homenagem do Surfemais, que fez parte desta passagem de Sidão pela Zimba, a um dos maiores idealizadores e principal incentivador do que é o surf profissional hoje no Brasil, que teve sua marcante passagem por Imbituba em 1994. Sua vinda antes e durante o primeiro e maior evento lendário que a nossa cidade já recebeu, deixou fãs que já curtiam sua marca comercializada por Adil Carvalho, na extinta loja Terral Surf, no centro da cidade, ao lado do antigo Besc e da Sapataria Tonon.

Fonte: Waves

Comentários