‘PRAIA SEM BITUCA’ CHEGA A PRAIA DO ROSA

IMBITUBA TERÁ A PRIMEIRA PRAIA NO BRASIL A RECEBER O PROJETO



O Movimento ROSAMOR, junto com Eco Prática Soluções em Sustentabilidade, empresa de Porto Alegre, irá inovar neste verão. Vem aí o ‘Praia sem Bituca’, projeto idealizado com grande sucesso em Porto Alegre, onde se chamava ‘Poa Sem Bituca’, e que agora chega ao Rosa. 

Na verdade, a praia do Rosa será primeira praia do Brasil a receber este projeto, que ainda pretende crescer muito nos próximos anos, estendendo o projeto por várias outras praias do Brasil, o qual, segundo Zeno Castilho, do Movimento Rosamor, “consiste na instalação de ‘bituqueiras’, onde o turista, ou quem está na praia, pode colaborar com a limpeza colocando suas bitucas no equipamento”. Mas a ideia principal do Rosamor, segundo Zeno, “é transformar a praia do Rosa na praia mais limpa do Brasil”.


Ao todo, por enquanto, serão instalados em torno de 17 bituqueiros, mas a ideia é que seja instalado algo perto de 40 em toda a praia. Cada equipamento poderá receber aproximadamente, cinco mil bitucas de cigarro, e receberá manutenção durante todo o verão. O projeto conta com o apoio da iniciativa privada, e além dos 17 já programados, mais empresas na praia do Rosa já demostraram interesse em colaborar com o projeto, além de outras praias do litoral, que já manifestaram a vontade em implantar o ‘Praia sem Bituca’.

Se depender do Movimento Rosamor, e das centenas de envolvidos na limpeza da praia durante todo o ano – inverno ou verão -, o caminho já está aberto para que a praia continue sempre linda, e a conscientização passará a ser um fato comum, mesmo com a visita de tantos turistas todos os anos nesta época do ano em que a temporada de verão se inicia. 

Zeno Castilho do Rosamor, apresentando o 'Bituqueiro' do 'Praia sem Bituca'. Foto: Zeno Castilho/Rosamor.
Mais informações sobre o projeto – e sobre o Rosamor - na página do facebook do Movimento Rosamor.

Comentários