TRAGÉDIA ANUNCIADA!!! E IMBITUBA, UMA CÓPIA, DA CÓPIA, DA CÓPIA...


TURISTAS DEIXAM FLORIANÓPOLIS POR CONTA DE DOENÇAS E POLUIÇÃO

Beira Mar Norte em Florianópolis. Todo o problema por de começado aqui Imagina uma praia limpa em pleno centro da cidade. A promessa é antiga, mas a vontade passa longe. 

Segundo reportagem públicada no maior veículo jornalístico do estado - e ainda assim tenho minhas dúvidas -, turistas estão deixando a Ilha da Magia, por conta da poluição e doenças causados pela má conservação de rios que desembocam nas praias. 

Até um alerta foi emitido pela Fundação de Amparo ao Meio Ambiente - Fatma - o maior órgão ambiental do estado, para que banhistas não entrem no mar pelos próximos dias em todas as praias catarinenses, por conta da chuva prevista até domingo que pode - mais uma vez - transbordar rios e levar mais sujeira para o mar. Parece piada de mau gosto, mas não é!!!!

Foto tirada por um morador de Canasvieiras, em Florianópolis, mostra o tamanho da mancha de poluição que está assustando turistas.

E está aí o resultado de anos de mentiras em obras mal feitas, ou falta de fiscalização obrigatória por parte do poder público. Boa parte da população também contribui com isso, não tratando ou destinando corretamente seus dejetos, achando esse tipo de economia feita em suas obras ou ampliações, um ótimo negócio. Preferem jogar diretamente na rede pluvial sua não existente rede de esgoto.

A maior parte das construções feitas nos últimos anos - ou décadas -, voltadas especificamente para o turismo - sejam elas públicas ou privadas, não primou por um saneamento adequado, e ainda, seus proprietários, bem como políticos, empresários, e administradores públicos, consideram quem sempre defendeu estas 'teorias' sobre um dia a natureza 'cobrar a fatura', uns insanos, e que não sabiam do que estavam falando.

Praia do Porto, em Imbituba. Possivelmente a primeira e mais bela praia frequentado na cidade. Com um pouco de  vontade, consciência, controle de urbanização adequado, a destinação correta dos esgotos de milhares de casas, e uma bela contribuição do Porto da cidade, que vive a emoldurando, ela voltaria a reinar.   

Imbituba segue o mesmo caminho, salvo que ainda temos tempo e espaço para não cometermos os mesmos erros, mesmo já tendo sido reconhecido isso em várias situações. Não adianta, vou sempre defender esta teoria e bater nesta tecla, de que, se não cuidarmos, seremos cópia, da cópia, da cópia de cidades, e locais turísticos, que já estão perdidos. Vide Rio de Janeiro e a polêmica realização das Olimpíadas, agora em 2016.

Nestes locais, vários destes tais empresários já se mudaram para outras 'atrações turísticas', deixando pra trás sua 'marca registrada'. Alguns deles, já está aqui mesmo em Imbituba, tentando definir o destino de NOSSA cidade. E vamos deixar isso acontecer?!!!


A praia do Rosa, em Imbituba, que nos últimos anos cresceu assustadoramente, convive, e ainda vais conviver por muito tempo, com sérios problemas de saneamento, urbanismo e infra estrutura. No verão este ainda paraíso, explode com a chegada de milhares de turistas brasileiros e estrangeiros. Até quando ela vai suportar?!!  

Comentários