ROSA NORTE URGENTE: ATÉ QUANDO?!!!

MANIFESTAÇÃO PEDE A DERRUBADA DE CASA E A PRESERVAÇÃO DO LOCAL


A praia do Rosa, em Imbituba, apesar de ser um caso a parte entre as belezas naturais da cidade, e de estar entre as 30 mais belas baías do mundo, também é motivo de preocupação para muitos moradores. Além de problemas de infraestrutura e de saneamento, outro motivo tem tirado o sono de quem ama esta praia. 

Há cerca de dez anos, um loteamento de terrenos foi autorizado entre o Rosa e a praia do Ouvidor, que pertence ao município de Garopaba. E desde 2006, residências de alto padrão tem brotado no canto norte da praia, que para os moradores, além de modificar a paisagem do ponto mais belo da praia, é uma área de APP – Área de Preservação Permanente – e deveria estar preservada.


Duas ações correm juntas na justiça, uma no âmbito federal e outra no estadual, as quais questionam uma das obras que ainda está em andamento, a qual já foi embargada pela prefeitura duas vezes, mas o proprietário insiste em continuar a obra, mesmo com as notificações já recebidas. 

Segundo fiscais da Prefeitura, quando a fiscalização acontece é comum que os trabalhadores da obra desapareçam no momento da autuação, e segundo informações apuradas, os proprietários são argentinos. Um abaixo assinado vitual já circula há cerca de uma semana e já conta com mais de 7 mil assinaturas. 

Neste próximo sábado – 26 –, a partir das 15h00m, o Movimento Salvar o Rosa Norte promove uma manifestação pacífica para pedir mais atenção do Poder Público e dos órgãos ambientais municipais, estaduais e federais, para que o Rosa Norte volte a ser preservado.


Comentários