O MELHOR SWELL É AQUELE QUE NÃO FAZ ALARDE

PRAIA DA VILA, EM IMBITUBA, MOSTRA SUA FACE. MANOEL RENE E LENÍCIO JR. REGISTRAM OS MELHORES MOMENTOS DESTE ÉPICO SWELL


Foto: Lenício Jr.


Dizem que os maiores ou os melhores swells de ondas são aqueles que não demonstram toda sua potência quando são anunciados nas previsões de surf ou meteorológicas. Esse fato chega a gerar decepção entre alguns poucos adeptos do big surf que só aparecem no pico quando o mar realmente sobe.

E após tanto tempo vendo as seguidas previsões não se confirmando plenamente, ou não alcançando o tamanho de ondas e a formação ideal que tantos desejam, mas mesmo assim, causando tanta adrenalina nos surfistas extremos de plantão, este swell que explodiu no último fim de semana na costa catarinense e brasileira, impressionou pela força e pelo tamanho.


Foto: Manoel Rene.

Diversas praias do estado foram atingidas de surpresa por uma ondulação formada por um ciclone extratropical que se formou em frente ao litoral uruguaio na última semana. Todos sabiam que 'vinha onda', mas as primeiras previsões ainda na semana passada, não davam tanta certeza do tamanho do 'problema'.

Quem é do big surf e gosta de adrenalina e perigo, estava a postos como sempre já na quarta feira fazendo cálculos e contas junto da natureza para tentar imaginar o que poderia acontecer. Mas não chegaram a uma conclusão prévia. O que sabiam era que uma 'cabeça d'água' estava a caminho. 

Foto: Lenício Jr. 

Praias como Cardoso, em Laguna, Joaquina, em Florianópolis, Ilha dos Lobos, em Torres, e a Laje do 'Jaguá', em Jaguaruna, acordaram com vitalidade ainda na sexta feira a tarde (29) dando o tom do que iria acontecer nos próximos dias. A praia da Vila, em Imbituba, foi uma das 'presenteadas' neste último swell. E quem estava preparado, tanto física quanto psicologicamente, foi agraciado com muita remada, água gelada, falta de folego e massas d'água pesadas e carregadas de energia. 

Lenício Júnior e Manoel Rene, dois pontuais fotógrafos da nova geração imbitubense das imagens, estavam lá para eternizar alguns dos melhores momentos destes três dias épicos na região.

Foto: Manoel Rene.
Foto: Manoel Rene.
Foto: Lenício Jr.
Foto: Manoel Rene.

Comentários