DUNAS DA RIBANCEIRA, EM IMBITUBA, A CAMINHO DA PRESERVAÇÃO

INSTAURADO OFICIALMENTE PROCESSO QUE PODERÁ TORNAR AS DUNAS DA 'RIBA' PATRIMÔNIO CULTURAL


Dunas da Ribanceira, em Imbituba, a caminho da preservação permanente. Foto: Eduardo Rosa


No último dia 10 de outubro o Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina - DOM/SC - tornou oficial o Processo de Tombamento das Dunas da Ribanceira, em Imbituba (SC). Com esta publicação, está oficialmente instaurado o Processo de Tombamento deste local, sob a designação Resolução CMPC/IMB Nº 05, de 10 de outubro de 2016/DOM-SC, Edição nº 2100 Página 260.


Em um período de dez dias, o Movimento SOS Dunas da Ribanceira, que durante anos lutou pela preservação do local, comemorou duas vezes. No dia 30 de setembro último, havia se passado dois anos de preservação iminente do local, quando a Prefeitura Municipal de Imbituba embargou pela 12ª vez - contando os diversos embargos emitidos por diversos órgãos públicos - a retirada de areia do campo de dunas.

A partir de agora, o Processo de Tombamento acontece oficialmente, devendo ainda serem implementadas questões técnicas e jurídicas para a finalização do processo, e ainda há um caminho a ser percorrido para a finalização do processo, e que a efetivação do tombamento depende do envolvimento e apoio da comunidade, para assim tornar as dunas da Ribanceira Patrimônio Cultural da cidade. 


2º Abraço Simbólico as Dunas da Ribanceira, em Imbituba (SC), em setembro de 2014; Foto: Eduardo Rosa.

Ainda perfazendo o tramite do processo de Tombamento, nos próximos dias um formulário virtual será divulgado para que a comunidade preencha dizendo 'o que as Dunas da Ribanceira representam para cada um', além de entrevistas pontuais com antigos moradores da região.

Em sua página nas redes sociais, o SOS Dunas comentou o fato: "É com muito orgulho e satisfação que comunicamos mais um passo dado em nossa caminhada rumo a preservação definitiva das Dunas da Ribanceira".

Também agradeceu a todos que lutaram e acreditaram nesta possibilidade: "Aproveitamos mais uma vez, para agradecer a todos que acreditam e acreditaram nesta, antes, possibilidade, mas que agora está se tornando a cada dia uma realidade, que é a proteção definitiva das Dunas da 'Riba', como Patrimônio Imbitubense, tendo em vista a sua importância histórica, paisagística, cultural, ambiental, ecológica, arqueológica, referencial, afetiva e simbólica para a cidade de Imbituba".

Comentários