SURF NO BRASIL LANÇADO EM FLORIANÓPOLIS

AS MELHORES ONDAS, AS MELHORES FOTOS, DICAS, CURIOSIDADES UM POUCO DA HISTÓRIA DO SURF CATARINENSE


Capa do Surf no Brasil. Foto: Divulgação


O lançamento oficial do Catalogo Surf no Brasil, e que contou com cerca de 700 pessoas, aconteceu nesta última quinta feira (15), as margens da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Este evento também comemorou os 18 anos do Boletim Nas Ondas da Pan, idealizado por Maurio Borges.

Serão 88 páginas com uma seleção de fotos de 25 ondas que quebram pelo litoral catarinense, além de dicas e outras curiosidades. E também um pouco da história do surfe em Santa Catarina. 


Maurio Borges apresentando o Surf no Brasil. Foto: Divulgação

Idealizado pelo jornalista, radialista e surfe-repórter Máurio Borges, o catálogo em forma de guia será distribuído nas principais lojas, pousadas, hotéis e agências do litoral catarinense, bem como, nas principais surf shops de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.


Participam do projeto, fotógrafos convidados renomados como James Thisted, Marcio David e Motaury Porto, além de outros fotógrafos talentosos dessa nova era digital como Ricardo Alves, Osvaldo Pok, Plinio Bordin, Marianna Piccoli e Willian Zimmermamm, Manoel Rene, entre outros.

Lançamento do Surf no Brasil. Da esq. para a Dir.: Paulo Sefton, Marco Polo Soares, Fernando Moniz - o Marreco -, Caxito, Maurio Borges, Jaqueline Silva, Bira Schauffert, Avelino Bastos e Celso Ramos. Foto: Fernando Melo.
Foram convidados alguns dos principais nomes da história do surfe catarinense, como, Fernando Moniz - o Marreco -, Paulo Sefton, Cachito Douat e Celso Ramos, este o primeiro shaper de pranchas da Ilha. Também estiveram presentes neste lançamento os ex-tops do circuito mundial de surf, Marco Polo Soares, Jacqueline Silva, Teco Padaratz e Alejo Muniz, que fizeram a entrega de homenagens aos convidados. Avelino Bastos e Bira Schauffert substituíram Teco e Alejo que não compareceram por motivos profissionais. 

Maurio Borges reverenciou o apoio todos para idealizar o catalogo Surf no Brasil: "Uma grande honra contar com a presença de todos vocês no evento, além dos fotógrafos do Surfe no Brasil, shapers, lojistas, representantes, empresários, e gente envolvida com o surfe no nosso estado".



A homenagem aos pioneiros do surf surf catarinense. Arte: Divulgação.


E lembrou a história do Surf Guia Brasil, que antecedeu a este projeto: "No início dos anos 2000, em parceria com a Editora Resgate, produzimos cinco edições do Surf Guia Brasil e distribuímos naquela oportunidade cerca de 80 mil exemplares. Na época, o Surf Guia foi um grande sucesso. Tudo era novidade e todo mundo queria o seu exemplar. Até hoje encontro pessoas que comentam que se guiaram muito pelo Surf Guia Brasil", diz Máurio Borges. 

"Naquela oportunidade, retratamos as ondas da região Sul e Sudeste. Acabou que não conseguimos lançar uma edição nacional e o projeto esfriou. Agora, após 10 anos, retomei essa ideia, só que de uma forma diferente. Nessa primeira edição, somente ondas de Santa Catarina, mas já para 2017, o objetivo é retratar as melhores ondas do nosso país. Além do catálogo em papel, estaremos na web e um aplicativo para smartphone será lançado nos próximos dias com serviços 24 horas de cada praia em destaque", finaliza o Maurio Borges.

Comentários