SUCESSO: 1ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE FINALIZADA EM IMBITUBA

'CONSCIENTIZAÇÃO' FOI A PALAVRA NESTE PRIMEIRO EVENTO QUE REUNIU ENTIDADES, MOVIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS E POPULAÇÃO.



Terminou nesta sexta feira (09) a 1ª Semana do Meio Ambiente de Imbituba, evento organizado pela SEMA - Secretaria Municipal do Meio Ambiente -. que transcorreu sua programação desde a última segunda feira (05), e chamou a atenção de boa parte da população com as atividades realizadas. O evento reuniu além de entidades de bairro e escolas municipais, movimentos socioambientais da cidade.

Entre as atividades realizadas durante a Semana do Meio Ambiente, houve a distribuição de mudas nativas e frutíferas, bem como a conscientização através de limpeza de praias, reuniões abertas na sede da Prefeitura, além de exposições de produtos artesanais feitos com materiais reciclados.

Limpeza da Praia da Vila, em Imbituba. 1ª Semana do Meio Ambiente. Foto: Divulgação.
SEMA: Objetivos atingidos

Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Imbituba, Paulo Márcio de Souza, "O evento atingiu prontamente seus objetivos. Foi de extrema importância também, a união e a participação de entidades e movimentos neste evento". Em conjunto com o Ecosurf Imbituba - entre outras entidades -, organização não governamental, atuante em quase todo o pais, e que trabalha pela preservação de zonas costeiras e recursos hídricos, entre outras funções, o evento já se transformou numa referência. 

Limpeza das praias. Ecosurf Imbituba: 'Cerca de 100 kg de lixo e micro-lixo recolhido. Quase 4 toneladas desde 2014.'

A conscientização através da limpeza das praias da Vila e do Rosa, reuniu associações e entidades de bairro, ong's, bem como alunos do ensino fundamental municipal, e conseguiu retirar cerca de 100 quilos de lixo, com quase 100 voluntários, num percurso total de cerca de 2 quilômetros nas duas praias. Desde 2014, quando o Ecosurf iniciou suas atividades na cidade, cerca de quase 4 toneladas de lixo e micro-lixo já foram recolhidas nas praias de Imbituba. 

Limpeza da Praia do Rosa, em Imbituba. 1ª Semana do Meio Ambiente. Foto: Divulgação.

Para Amanda Suíta, coordenadora e educadora ambiental do núcleo Ecosurf Imbituba, "O nosso trabalho consiste em gerar informações técnicas para subsidiar políticas públicas que tenham como objetivo combater a poluição no litoral brasileiro e enraizar processos educativos para conscientizar a população da importância de manter as praias e oceanos limpos e preservados, conscientizando, principalmente, as crianças da importância em se ter um ambiente limpo e para que elas assimilem e disseminem esta ideia

Concurso de Redações: Aluna Maelli Caesstro foi a vencedora

O evento que terminou nesta sexta feira (09), com a premiação das três melhores redações escritas por alunos de 9 escolas municipais com o tema, 'Meio Ambiente e Imbituba'. A melhor redação foi idealizada pela estudante da 5ª ano do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Dep. Joaquim Ramos, do bairro Paes Leme, Maelli Caesstro de Freitas. que assim como sua professora receberam como prêmio um tablet cada uma. E sua escola ainda ganhou um equipamento multimídia para apresentações. 

Maelli Caesstro de Freitas lendo a sua redação vencedora durante a 1ª Semana do Meio Ambiente. Foto: Divulgação.

A 1ª Semana do Meio Ambiente em Imbituba, contou também com a participação do Projeto Baleia Franca/Instituto Australis, do Pojeto de Monitoramento das Praias - PMP - Udesc Laguna/SC, Associação de Surf de Imbituba - ASI, Movimento Rosamor. SOS Rosa Norte, Conselho Comunitário de Ibiraquera - CCI -, Escola Estadual Justina da Conceição Silva, Escola Municipal Hermínia Souza Marques e Escola Municipal Teresinha Pinho de Souza.

Para ver mais fotos da 1ª Semana do Meio Ambiente  clique aqui

Comentários