ATLETAS DA WSL QUEREM AJUDA NA LUTA PARA LIMPAR E PROTEGER OS OCEANOS

"Bem, como eu mostro a alguém o que o oceano me deu?"

Sul africando, Jordhy Smith, caminhando entre plástico e ondas perfeitas. Foto: WSL.

Jordy Smith faz uma pausa enquanto analisa a próxima frase do Corona Open J-Bay 2017, em seu quintal de casa. Ele está a meio caminho, explicando por que ele se envolveu com um ambicioso e novo projeto entre a empresa Corona e a Parley para os Oceanos, que visa acabar com a poluição plástica marinha - uma das maiores ameaças ao surf e nossa existência neste planeta, que já enfrentamos. 

Ele lançou em maio, no International Recycling Day, e a primeira fase vê as duas organizações se comprometerem, até 2020, a proteger 100 ilhas em seis partes diferentes do mundo: México, Maldivas, Austrália, Chile, Itália e República Dominicana.

Atletas WSL se juntam a causa

Os atletas da Championship Tour como Smith, bem como Matt Wilkinson e Johanne Defay, estão na vanguarda deste movimento. Com suas vidas diretamente conectadas aos oceanos, eles estão cada um em uma posição excepcionalmente poderosa para divulgar a epidemia de poluição plastica marinha e o que todos podemos fazer para ajudar - especialmente dentro da comunidade de surf, que ama o oceano e est[a disposto a fazer o que for preciso para manter cada onda tão limpa quanto possível.

Francesa, Johanne Defay, Top 5 WSL, também encabeça o Projeto Parley para os oceanos. Foto: WSL.

Todos sabemos que a existência humana está cobrando um preço em nossos oceanos, seja por meio de emissões devido ao aquecimento global, ao branqueamento de corais, à poluição do mar, aos derrames de petróleo..., ...infelizmente, a lista continua. Mas estamos olhando pelo tubo de um futuro do oceano que, na melhor das hipóteses, não reconheceremos e, na pior das hipóteses, estará morto.

Mas, a medida em que estamos impactando o nosso ambiente, vem como um choque, mesmo para aqueles de nós que passamos nossas vidas em calções, respirando o ar salgado. "Antes de me envolver, não percebi o quanto o plástico estava no oceano e neste planeta", diz Jordy. 

Matt Wilkinson concorda. "Em muitos países você vê todas essas praias que estão completamente arruinadas pelo lixo. Você vê os rios que saem de plástico flutuando. E é muito triste porque estes são alguns dos lugares mais bonitos do mundo". Assim como Johanne Defay: "Estamos cercados de plástico", disse ela. "Estamos sempre navegando entre eles ... as praias estão cheios disso".

Australiano, Matt Wilkinson, colocou seu nome também neste importante projeto. Foto: WSL

5 trilhões de plástico no mar que matam 1 milhão de aves marinhas por ano

Uma discussão sobre a poluição plastica é inevitavelmente sombria, mais pesada que cada menção a fatos deprimentes após um fato deprimente. Existem 5,25 trilhões de lixo plástico no mar, que matam cerca de um milhão de aves marinhas por ano. As espécies de plancton, a base de toda a vida oceânica, diminuíram 40% desde a década de 1950. Na última década, fabricamos mais plástico do que no século passado, e nunca biodegrada ou desaparece. 

Encontra-se em todos os lugares, em todos os níveis da rede de alimentos marinhos, mesmo em nossos próprios bloodstreams. O uso de plástico deve duplicar nos próximos 20 anos. Se a atual tendência de poluição se mantiver, os oceanos conterão mais plástico do que os peixes até 2050.

AIR: Oceanos criam mais da metade do oxigênio que respiramos.

Todos respiramos fundo. Não estamos aqui para falar sobre os problemas. Estamos aqui para falar sobre respostas, as etapas que todos podemos tomar para gerar soluções de longo prazo. Este projeto é um desses exemplos, e faz parte de uma estratégia mais ampla chamada AIR, que é Parley para a resposta do oceano à destruição de nossos oceanos pela poluição plasmática. 

Plástico não combina com oceano. Mas, infelizmente, esta está sendo a realidade atual e algo tem que ser feito para mudar. Foto: WSL

O nome vem do fato de que os oceanos criam mais de metade do oxigênio que respiramos, mas também significa Evitar, Interceptar e Re-disseminar. A força desta estratégia é que qualquer pessoa, desde o cidadão cotidiano até a corporação multinacional, pode implementá-la para reduzir sua pegada plástica.

Cyrill Gutsch: "O plástico é uma falha no projeto."

Como Cyrill Gutsch, fundador da Parley, explica: "O plástico é uma falha no projeto. Para aumentar a conscientização e reduzir imediatamente a produção de novos materiais plásticos, nós inventamos Ocean PlasticTM de detritos marinhos e desenvolvemos uma fórmula para mudança de longo prazo - o Parley AIR Estratégia: Evite o plástico; intercepte os resíduos de plástico; redignifique materiais, produtos e as formas em que os usamos ".

Big Riders, Greg Long e Ramon Navarro, entre outros, se juntam ao projeto

Não são apenas os surfistas da Championship Tour (CT) que estão trabalhando com os dois parceiros para trazer peso ao assunto. Surfistas de grandes ondas como Ramon Navarro e Greg Long também se juntaram à causa, bem como a Hollywood Heavy Hitters, como Diego Luna e Chris Hemsworth (que também é um surfista).


A colaboração entre todos os parceiros visa trazer um número ainda maior de soluções para a mesa. Recentemente, eles realizaram uma Escola de Oceano nas Maldivas junto com biólogos, oceanógrafos, fotógrafos, cientistas, artistas, cineastas e músicos de destaque, para discutir como trabalhar com o objetivo de resolver o problema e espalhar a palavra de forma mais eficiente.

Para nós, é uma pergunta simples. Como Jacques Cousteau disse uma vez sobre o oceano: "As pessoas protegem o que amam". Esperemos que a campanha possa ajudar as pessoas a redescobrir seu amor pelo oceano antes que seja tarde demais.

Campanha Corona Parley, em espanhol:


Contraponto: Interessante saber se este projeto será desenvolvido apenas nos locais destacados, ou seja, points internacionais de surf já conhecidos, ou chegará a regiões menos abastadas e mais problemáticas, que despejam lixo, plástico e degradação nos oceanos, sem consciência nenhuma ou informação suficiente, e quem sabe, os maiores responsáveis também pela falta de cultura na preservação dos rios e oceanos. 

Poderiam se associar a outras organizações  que já trabalham na preservação dos rios e oceanos, como o Ecosurf Brasil, e vários outros em diversos outros países. Ou outras marcas de surf, ou fora dela, realizarem o mesmo papel, assumindo compromissos em outros locais que também necessitam desta iniciativa.

Fonte: WSL Notícia

Comentários