EM BUSCA DO PENTA E DE MAIS VAGAS PARA O JAPÃO: "VAMOS COM TUDO PARA SP"

CATARINENSES VIAJAM NESTA SEGUNDA FEIRA A UBATUBA (SP) PARA A DISPUTA DO HANG LOOSE CBSURF JAPAN TRIALS 

Fecasurf disputa em São Paulo 3ª etapa do CBSurf Tour 2017. Foto: Claudio Sahonero/Raposão de Olho no Mar.

Nesta próxima segunda feira (24), a seleção catarinense representada pela Federação Catarinense de Surf - Fecasurf -, viaja até o litoral norte de São Paulo, na praia Grande, município de Ubatuba, para a disputa da 3ª etapa do CBSurf Tour 2017, o Circuito Brasileiro de Surf Amador.

O Hang Loose CBSurf Japan Trials, organizado pela Confederação Brasileira de Surf - CBS - acontece entre os dias 26 e 27 de julho, e definirá os integrantes da Seleção Brasileira que irá representar o país no ISA World Júnior 2017, evento da International Surfing Association -ISA - que ocorrerá no mês de setembro no Japão.

Fecasurf em busca do Penta

Seleção Catarinense Fecasurf que lidera o CBSurf Tour 2017, empatada com a equipe paulista. Foto Fecasurf.






A Fecasurf tem uma história de sucesso no surf brasileiro Amador, tendo sido quatro vezes Campeã Brasileira de Surf por equipes, e agora vai em busca do Penta em São Paulo. O Presidente da entidade catarinense, Reiginaldo Ferreira, ainda busca apoiadores para esta nova empreitada, já que a entidade bancou praticamente sozinha as idas as duas primeiras etapas no Nordeste do país.

"Vamos com a força toral do surf catarinense nesta etapa. Duas etapas num mês ficou quase que inviável neste momento para entidade, mas estaremos lá representando o nosso estado, atrás do título da etapa e de mais vagas para o Japão. A equipe vai com tudo para cima da equipe de São Paulo em busca do desempate", comentou Reiginaldo.

CBSurf Tour 2017: as vagas para ISA World Júnior no Japão


No total serão 136 surfistas em ação, com limite de 18 anos de idade. Destaque para as categorias com as vagas para o Mundial - três na sub18 masculina, duas na sub18 feminina, quatro na sub16 masculina e duas na sub16 feminina. Também em disputa a sub14 masculina, válida apenas para o ranking brasileiro.

O ISA World Júnior 2017 acontecerá no mesmo local que servirá de palco da estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de 2020. Do dia 23 de setembro a 1 de outubro, atletas de diversos países filiados a ISA, se encontram na praia de Okuragahama, na cidade de Hyuga, na ilha do sul do Japão, Kyushu.

O evento será histórico, pois ocorrerá aos olhos de observadores do Comitê Olímpico Internacional - COI -, servindo como teste em solo japonês para estréia do surf nos Jogos Olímpicos do Japão em 2020.

Imbitubense desfalca equipe por contusão

O imbitubense Leonardo Barcelos, uma da principais promessas do surf catarinense,  irá desfalcar a equipe catarinense em São Paulo, por motivo de contusão. Leo machucou sua perna durante uma sessão de surf em sua recente viagem a Indonésia, ao se chocar com a bancada de corais e expira tratamentos para sua recuperação.

Leo Barcelos desfalca equipe catarinense em SP. Foto: Arquivo pessoas/thefluidaperture

Equipe Catarinense no Hang Loose CBSurf Japan Trials

Confira os atletas que vão representar Santa Catarina em Ubatuba (SP).

Masculino: Luis Mendes, Lucas Vicente, Wallace Vasco, Guilherme Marques, Swell Henrique, Ryan Cordeiro, David Soares, Leo Casal e Hedieferson Júnior.

Na Feminino: Manuela Pacheco, Tainá Hinckel, Lanai Andrade e Ariela Andrade.

Técnico: Balú Schroeder 
Presidente da Fecasurf: Reiginaldo Ferreira

As chances de embarcar para o Japão.

Tainá Hinckel surfando Peñascal, no Peru, durante o QS 1000 da WSL em que ficou na 5ª colocação. Foto: Gonzalo Noriega/Pena Punch

Entre os catarinenses que representam a Fecasurf no CBSurf Tour, a surfista da praia da Guarda do Embaú, Tainá Hinckel está praticamente com um pé no evento do Japão, pois lidera as duas categorias Feminino - Sub16 e Sub18 - da competição.

Ainda com chances no Feminino Júnior, Manuela Pacheco, de Florianópolis, em 5º lugar no ranking, corre atrás de uma das duas vagas, e pode sim, aprontar em Ubatuba.

Wallace Vasco, surfista da Florianópolis, em 3º no ranking da Mirim, busca mais uma final em Ubatuba para garantir-se dentro das 4 vagas que podem o levar para o Japão. Também com chances de embarcar estão os catarinenses, Luis Mendes (9º) e Lucas Vicente (13º).

Lucas Vicente está entre os catarinenses a um passo do ISA World Junior no Japão. Foto: Basílio Bosque Rui. 

Na categoria Júnior, Lucas Vicente, de Florianópolis, que se encontra na 2ª colocação, está na briga por uma das 4 vagas, e com grandes chances de embarcar para o ISA World Júnior. Atrás dele, e caso obtiverem ótimas colocações em Ubatuba, Wallace Vasco (14º), de Florianópolis. podem também entrar na briga pelas vagas.

Na Iniciantes, o surfista de Balneário Barra do Sul, Luis Mendes lidera com boa folga, após vencer as duas primeiras etapas. Seu foco principal em Ubatuba, além de tentar manter a liderança na Iniciantes - que não contempla vagas para o Japão -, deverá ser a disputa por uma vaga na Mirim, como destacado.

Ranking por atletas do CBSurf Tour 2017

Iniciantes
1º Luis Mendes       SC 2000
2º Rodrigo Saldanha  SP 1330
3º Yuri Barros           PB 1240
4º Lucas Lisboa         PE 900

Mirim
1º Daniel Templar      RJ 2000
2º Eduardo Motta       SP 1466
3º Walace Vasco      SC 1431
4º Lucas Silva            RN 1116
13º Lucas Vicente    SC 653

Junior
1º Eduardo Motta       SP 1900
2º Lucas Vicente     SC 1240
3º Daniel Adsaka       SP 1159
4º Raoni Ribeiro        CE 1011
14º Wallace Vasco  SC 631

Feminino Sub 16
1ª Taina Hinckel     SC 2000
2ª Carol Bonelli         RJ 1620
3ª Ariane Gomes       CE 1556
4ª Julia Duarte          RJ 1385

Feminino Júnior
1ª Taina Hinckel       SC 1900
2ª Leticia Cavalcante   CE 1466
3ª Julia Duarte            RJ 1312
4ª Carol Bonelli           RJ 1287
5ª Manuela Pacheco SC 1062

Ranking CBSurf Seleções.
1º Santa Catarina 1900
1º São Paulo 1900
3ºCeará 1466
4º Rio de Janeiro 1458
5º Rio Grande do Norte 1312
6º Pernambuco 1197
7º Paraíba 1121
8º Alagoas 1009
9º Pará 865
10º Maranhão MA e Bahia 430

Fonte: Raposão/De Olho no Mar, Fecasurf e CBS

Comentários