CASA CHEIA NA 2ª EDIÇÃO DO SURFESTA EM FLORIANÓPOLIS

FESTA HOMENAGEOU OS 'COLORIDOS' ANOS 80 DO SURF CATARINENSE

Galera na Surfesta 2017, John Bull Pub, Florianópolis (SC).
Casa cheia na segunda edição da Surfesta, que rolou na última quinta-feira (27/07) no John Bull, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Organizada pelo jornalista e surfe-repórter Máurio Borges, envolvido com o surfe catarinense há mais de 40 anos, a Surfesta vem movimentando nessa temporada de inverno os bastidores do surfe no estado.

No mês de junho, os homenageados foram os personagens da fase embrionária, os pioneiros do surfe catarinense. Já nessa segunda edição, dedicada aos anos coloridos, de cores fluorescentes, os destaques dos anos 1980, foram lojistas, shapers, fabricantes e pessoas da imprensa que impulsionaram o mercado durante aquela década.

Jair 'Machucho' Fernandes e Avelino Bastos, Surfesta 2017, John Bull Pub, Florianópolis (SC)

Foram homenageados Avelino Bastos da Tropical Brasil, Geraldo Rinaldi das pranchas Bali Light GR, e os irmãos Martins de Balneário Camboriu, das lendárias Martins Surfboards, Marcello Fernandes da Mar Cristal e Osmar Guilherme da marca Marambaia e os lojistas, Fernando Mansur da Waimea, Neném da Costão e Waldir Pinguim da Pinguim Surf Shop . 

Além deles, Jackie Rosa, apresentadora do programa Top Jovem na extinta TV Cultura, a dupla Pena e Zeca apresentadores do programa Sincronia Total e Esportes Radicais na Antena 1 Fm e Ledo Ronchi e Atilla Sbruzi, da Revista Inside – representados pela Simone Ronchi, esposa do Ledo - in memorian -, também receberam suas ‘quilhas’.

Simone Ronchi, Maurio Borges, Claudjones e Barbara Batista, Surfesta 2017, John Bull Pub, Florianópolis (SC).

Os anos 80 foram fundamentais para a organização do surfe no Brasil, e Santa Catarina se tornou referencia nacional na produção de bons campeonatos. Por aqui, foram disputados, Floripão 82, 83 e 84, Primaverão 82, 83 e 84, Taça Energia 84, os festivais Olympikus de 82, 83 e 84, além dos Op Pro de 85, 86, 87 e 88 e os internacionais Hang Loose Pro Constest de 86, 87, 88 e 89, alguns organizados pela Master Promoções, nas pessoas de Flávio Boabaid e Roberto Perdigão, além do baixinho Edison Costa, o popular Dedinho. 

E para que tudo desse certo, o suporte político do então prefeito e depois governador, Espiridião Amim foram fundamentais. Todos marcaram presença nessa noite memorável que reuniu também os fundadores das primeiras associações de surfe locais; Ataíde Silva do Campeche, Bira Schauffert da Barra da Lagoa, Orlando Lins e Lúcio Bento da praia do Matadeiro.

Pena e Zeca, Surfesta 2017, John Bull Pub, Florianópolis (SC).

Na oportunidade também, foram homenageadas a surfista americana Barbara Baptista – que veio morar em Florianópolis em 74 e foi a primeira surfista no estado, além da Lígia Ramos, a primeira competidora do circuito catarinense de 1980. Ligia e seu marido Beto Guzzo, proprietários da Trapiche Boutique, montaram a primeira equipe do surfe e foram saudados pelo público, que também aplaudiu efusivamente Regina Orofino Krueger, esposa de Lars Krueger - in memorian -, um dos pioneiros do surfe em Santa Catarina.

A noite varou a madrugada de sexta-feira, com o músico Cléo Borges da Irie e seus convidados especiais no palco ao som de muito reggae, ska e surf-music, com canja do pessoal do Marley in Camerata, Voldinei, um dos integrantes da banda internacional, Soja e Rás Bernardo, ex-Cidade Negra, que incendiou a pista.

Ras Bernanrdo. Surfesta 2017, John Bull Pub, Florianópolis (SC).

A terceira e última edição da Surfesta acontece no dia 31 de agosto também no John Bull e irá homenagear as personalidades dos anos 90, e dessa forma fechar com chave de ouro esse projeto especial que tem como objetivo, produzir o livro e um documentário que irá contar a história de mais de 50 anos de muito surfe pelo litoral catarinense.

Surfesta é um projeto inédito produzido pela S365, apresentado por O’neill, Java Surf Shop e Hawaiian Dreams, com a colaboração da Welcome Surf Trips, SRS Surfboards e Siebert Woodcraft, e apoio do Boletim Nas Ondas da Pan e rádio Jovem Pan Fm.

Bira Schauffert, Esperidião Amim, Maúrio Borges e Flávio Boabaid, Surfesta 2017, John Bull Pub, Florianópolis (SC).

Gina Orofino e Jackie Rosa, Surfesta 2017, John Bull Pub, Florianópolis (SC).

Ivan Junkes e Geraldo Rinaldi, Surfesta 2017, John Bull Pub, Florianópolis (SC).

Ligia Ramos e Edison Costa, Surfesta 2017, John Bull Pub, Florianópolis (SC).

Surfesta 2017, John Bull Pub, Florianópolis (SC).

Waldir Pinguim e Marco Polo, Surfesta 2017, John Bull Pub, Florianópolis (SC).

Fonte: Roberta Gazapina
Fotos: Leco Barreto – In paradise

Comentários