INCÊNDIO DESTRÓI VEGETAÇÃO E BUTIAZAIS EM IMBITUBA

QUEIMADA, QUE SE INICIOU PRÓXIMO A CASAS NA PRAIA DO PORTO, POR POUCO NÃO DESTRÓI TODA A ENCOSTA DO LOCAL DEVIDO AO VENTO SUL


Na última sexta-feira (16), um forte incêndio pegou de surpresa moradores dos bairro Aguada e Divinéia, em Imbituba, se alastrando encosta acima da praia do Porto. Minutos depois de ter se iniciado, moradores já trabalhavam para tentar controlar as chamas, e a corporação do Corpo de Bombeiros de Imbituba se apresentou logo após ser chamada.

A maior dificuldade enfrentada pelos combatentes das chamas foi o vento sul moderado que soprava no momento que o incêndio ocorria, e a fumaça que se alastrava, e que atingiu casas de moradores do bairro Divinéia, logo acima onde ocorria a queimada. Após pouco mais de três horas de luta contra as chamas, a fumaça e o calor da queimada, finalmente o incêndio foi controlado. Mas, boa parte da vegetação, entre elas, dezenas de pés de butiás, foram perdidos.

Lixo e restos de madeira jogado na encosta por moradores pode ter contribuído com a intensificação da queimada


Jogar lixo em encostas de morros é algo passível de multa pelos órgãos responsáveis. E situação piora ainda mais, quando uma situação vivenciada nesta última sexta feira acontece. Enquanto a vegetação queima e o fogo segue, onde o lixo se encontra a queimada pode continuar acontecendo, mesmo depois que ela foi combatida.

Comentários